04 janeiro, 2008

 

Medicina não é “bico”. O povo merece respeito

Por Luiz Ernesto
O ex-deputado Luiz Soares está acima da média dos homens comuns, sendo portador de qualidades que realmente incomodam aos que grassam no anonimato existencial.
Soares é tido pela maioria das pessoas como cidadão exemplar e político íntegro, pessoa honesta, além de portar a fama de bom gestor.
Alguns associam seu nome à elaboração das principais normas constitucionais da Carta Magna de MT. Uma das verdades.
É, por assim dizer, “o cabeça pensante” de muitos dos avanços conquistados politicamente por MT.Também é verdade que muitos o acham intransigente e duro nas suas decisões, quando se trata da defesa dos interesses públicos e coletivos. É sabido que as pessoas {que tentam um contato com ele para tratar de assuntos “escusos”} o acham um tanto “arredio” e “truculento”.
Quem conhece mais de perto Luiz Soares, endossa na totalidade essas virtudes e esses defeitos. É impressionante a reação de “parte” da classe médica à sua indicação para retornar à Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.
Plagiando nosso “líder maior”, “nunca antes na história desta cidade de Cuiabá se viu uma entidade de classe tão aguerrida e tão interessada em denegrir a imagem de uma pessoa”. É sabido que o seu hábito de madrugar e “visitar” policlínicas, pronto-socorro, etc., flagrou muitos profissionais da saúde ausentes de seus locais de trabalho.
Pena que, quando da passagem do Sr. Luiz Soares pela referida secretaria, e das suas medidas duras, em relação às faltas ao trabalho por parte dos médicos, que tinham seus pontos cortados, essa entidade não tenha se manifestado com tamanha garra nas suas defesas.
Por que será?É sabido também que, na sua gestão anterior nessa secretaria, Luiz Soares contrariou interesses não só particulares como inclusive empresariais (Hospitais, clinicas, etc..).
Uma auditoria que promoveu na Pasta passou a efetuar as tais “glosas”, algo nunca antes feito com seriedade nas faturas emitidas por essas empresas relativas a serviços não realizados, entre outras irregularidades.Cara feia e ameaças, foi o que se viu na época por todos os lados.
Luiz Soares foi vice-prefeito de Roberto França e assumiu a Saúde num momento dificílimo da pasta.
Estancou a corrupção, ampliou e deu eficiência aos serviços de saúde como não se via deste à época em que Júlio Muller geriu a secretaria, na gestão do ex-prefeito Dante de Oliveira.
Como foi publicado em jornal da capital, “quem faz do serviço público um complemento salarial vai passar apuros na gestão Luiz Soares. Ele não tergiversa, não escamoteia e pune os maus servidores.
Por isso, a reação de setores que não gostam do estilo "linha dura" do novo secretário. Mas, se defender o interesse público, como da população mais carente, é ser ditador, então, viva a ditadura”.
Como muitos afirmam na imprensa, a nomeação de Luiz Soares aprimora o perfil da gestão Wilson Santos, que ganha em conteúdo e qualidade. Soares tem elevado espírito público, tem a visão social da saúde, é defensor aguerrido do SUS e administra com mão de ferro, sobretudo as relações com as instituições privadas que prestam serviço ao sistema.
Honestidade, ética e zelo com o dinheiro público são suas principais características. Prima pela independência de ações, ainda que alguns possam interpretar isso como uma negativa constante a possíveis interferências da ala superior, o que não é verdade. Pois Soares também cultiva a arte de ouvir e ponderar.
Mas é fato que ele não se curva a interesses privados "nebulosos". A sua nomeação, se confirmada, será portanto um alento à população de Cuiabá, que tanto depende dos serviços públicos de saúde.Por certo, nessa quase palpável resistência à sua indicação, há algo mais no ar além dos aviões de carreira!

Luiz Ernesto é cuiabano, funcionário público aposentado é diretor de Comunicação da Afemat (Associação dos Funcionários da Fazenda de MT)





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?