17 fevereiro, 2006

 
O PAPEL DO VEREADOR- A velha Ladainha
08/2005
Nas ultimas eleições para vereador tive a oportunidade de presenciar diversos encontros de candidatos à vereador de Cuiabá com a comunidade explicando como seriam suas atuações na Câmara Municipal caso fossem eleitos.
Impressionou-me a coincidência da alegação entre diversos candidatos de que o papel do vereador é muito limitado. Restringe-se apenas a fazer indicações e fiscalizar as ações do Poder executivo afirmavam, para em seguida argumentarem que mesmo assim essas ações eram barradas pela maioria dos vereadores que compunham a base de sustentação do Prefeito.
A minha rotina diária na cidade que nasci tem sido um bom laboratório para provar aos nobres vereadores que ou eles estão se omitindo nas suas funções, ou não tem capacidade para exercerem o mandato que lhes foi confiado.
Observo nesse meu dia a dia, inúmeras irregularidades ou anomalias que incomodam os munícipes e que apesar de fazerem a sua parte denunciando essas irregularidades e desmandos não vêem resultado concreto para sana-los.
Apenas para exemplificar :

BOTA-FORA - Já observaram o transtorno causado pela colocação dos chamados “Bota-fora” ou “Pega-entulhos” que são colocados no meio das ruas, das calçadas, etc. em nossas já apertadas ruas ? O transito flui lentamente e o caos se instala.

EDIFICIOS EM CONSTRUÇÃO – A febre da construção de edifícios na nossa Capital tem causado sérios transtornos à nossa população. Durante o período de construção dos edifícios (inclusive de construtoras pertencentes a vereadores ou à sua família) tornou-se rotina o estacionamento de caminhões de empresas fabricantes do chamado concreto industrial no meio da rua em frente à obra interrompendo totalmente o transito de veículos que utilizam rotineiramente aquela via para seus deslocamentos.
Como se isso não bastasse, o período de entrega dos ditos apartamentos é também oportunidade para que caminhões e mais caminhões de mudanças se sintam no direito de interromper o transito naquelas vias públicas.
Temos mais : Normalmente as garagens disponibilizadas pelas construtoras nesses edifícios é insuficiente para os moradores que possuem 2, 3 e até 4 veículos, que assim se sentem no direito de estacionarem seus “excedentes” em ambos os lados da já estreita rua em frente ao edifício, dificultando ainda mais o trânsito.
OUTRAS ABERRAÇÕES : Quebra-Molas sem a devida pintura de identificação; a execução de recapeamento e recuperação de asfalto nas principais avenidas nos horários de pico do trânsito por parte da própria Prefeitura; diversas ruas sem as devidas sinalizações de trânsito, entre tantas outras que se as fosse enumerar um livro seria pouco.
Se esses assuntos já dispõe de regulamentação, cabe aos senhores vereadores a devida providencia se for caso de denuncia-las às autoridades competentes para quem de direito e dever as faça serem cumpridas. Se a legislação ainda não existe, cabe ao vereador propor-las, realizando junto com a sociedade movimentos sociais para pressionarem os demais vereadores da malfadada “base de sustentação” do prefeito a aprovarem regulamentação sobre esses assuntos.
Resumindo a ladainha : Só não acha “serviço” quem não quer ou tem outros compromissos que não sejam os legítimos compromissos com as comunidades que os elegeram.
Senhores vereadores : Pelo que notamos “Serviço” é o que não falta.
Mãos a obra.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?